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terça-feira, 24 de julho de 2007

Claudio F.Terezo:Projeto Àrvore na Escola

PROJETO PEDAGÓGICO
ÁRVORE NA ESCOLA


Prof. Claudio Ferreira Terezo - Geógrafo

OSASCO – 2008

SUMÁRIO



• JUSTIFICATIVA
• PÚBLICO ALVO
• OBJETIVOS
• CONTEÚDOS
• METODOLOGIA
• RECURSOS
• AVALIAÇÃO
• CRONOGRAMA
• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




“ÁRVORE NA ESCOLA”

Justificativa

Nos dias de hoje, um dos maiores problemas encontrados nas grandes cidades é a falta de áreas verdes. Existe à vontade por parte da população para uma mudança neste quadro. Por isso proponho este projeto, no qual os alunos de ensino fundamental e médio possam conhecer as etapas de crescimento e plantio de mudas de árvores. Aliando a isso uma postura crítica dos alunos em relação às questões ambientais em sua cidade.


Público Alvo

Alunos de ensino fundamental e médio.



Objetivos

Que os alunos possam:
• Discutir e se expressar sobre o tema (áreas verdes, árvores).
• Conhecer as etapas de semeamento, crescimento e plantio de uma árvore.
• Sentir-se como atores principais na mudança da paisagem do seu lugar.

Conteúdos

• Conscientização da Sociedade: Como podemos mudar este quadro (falta de áreas verdes).
• Meio Ambiente: Em que a escola pode ajudar neste processo.



Metodologia

Temos em vista a atividade iniciada em sala de aula, árvores em caixas e garrafas plásticas, e posteriormente o recolhimento das mudas das árvores entregues pelos alunos no último bimestre de 2007.

Recursos

Cartilha “Agenda 21 Escolar”(Barueri), encartes, jornais e publicações de ONG’s.

Avaliação

O professor de geografia se responsabilizará pelo recolhimento das mudas de árvores e relatórios entregues pelos alunos, acrescentando um ponto à menção do último bimestre de 2005.

Cronograma

• Abril / Maio – Atividade em sala de aula - árvores em caixas e garrafas plásticas.
• Outubro / Novembro – Recebimento das mudas de árvores entregue pelos alunos.
• Novembro – Plantio das mudas de árvores, realizado por alunos, pais, professores, direção e funcionários da Unidade Escolar.


Referências Bibliográficas

- Agenda 21 Escolar
Prefeitura Municipal de Barueri – SEF, SEMA – 2004.

- Os Jovens e o Consumo Sustentável.
Construindo o próprio futuro?
Instituto AKATU, 2002.

- A embalagem e o ambiente.
Tetra Pak, 1998.

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