PROJETO PEDAGÓGICO
ÁRVORE NA ESCOLA
Prof. Claudio Ferreira Terezo - Geógrafo
OSASCO – 2008
SUMÁRIO
• JUSTIFICATIVA
• PÚBLICO ALVO
• OBJETIVOS
• CONTEÚDOS
• METODOLOGIA
• RECURSOS
• AVALIAÇÃO
• CRONOGRAMA
• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“ÁRVORE NA ESCOLA”
Justificativa
Nos dias de hoje, um dos maiores problemas encontrados nas grandes cidades é a falta de áreas verdes. Existe à vontade por parte da população para uma mudança neste quadro. Por isso proponho este projeto, no qual os alunos de ensino fundamental e médio possam conhecer as etapas de crescimento e plantio de mudas de árvores. Aliando a isso uma postura crítica dos alunos em relação às questões ambientais em sua cidade.
Público Alvo
Alunos de ensino fundamental e médio.
Objetivos
Que os alunos possam:
• Discutir e se expressar sobre o tema (áreas verdes, árvores).
• Conhecer as etapas de semeamento, crescimento e plantio de uma árvore.
• Sentir-se como atores principais na mudança da paisagem do seu lugar.
Conteúdos
• Conscientização da Sociedade: Como podemos mudar este quadro (falta de áreas verdes).
• Meio Ambiente: Em que a escola pode ajudar neste processo.
Metodologia
Temos em vista a atividade iniciada em sala de aula, árvores em caixas e garrafas plásticas, e posteriormente o recolhimento das mudas das árvores entregues pelos alunos no último bimestre de 2007.
Recursos
Cartilha “Agenda 21 Escolar”(Barueri), encartes, jornais e publicações de ONG’s.
Avaliação
O professor de geografia se responsabilizará pelo recolhimento das mudas de árvores e relatórios entregues pelos alunos, acrescentando um ponto à menção do último bimestre de 2005.
Cronograma
• Abril / Maio – Atividade em sala de aula - árvores em caixas e garrafas plásticas.
• Outubro / Novembro – Recebimento das mudas de árvores entregue pelos alunos.
• Novembro – Plantio das mudas de árvores, realizado por alunos, pais, professores, direção e funcionários da Unidade Escolar.
Referências Bibliográficas
- Agenda 21 Escolar
Prefeitura Municipal de Barueri – SEF, SEMA – 2004.
- Os Jovens e o Consumo Sustentável.
Construindo o próprio futuro?
Instituto AKATU, 2002.
- A embalagem e o ambiente.
Tetra Pak, 1998.
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