Uma obra com mais de 1900 termos, conceitos e expressões! Tudo sobre Geografia! Para palestras com Prof. Claudio F. Terezo : claudioterezo@hotmail.com

sábado, 14 de julho de 2007

Claudio F. Terezo: São Paulo Futebol Clube e a Divisão do Trabalho

São Paulo Futebol Clube e a divisão do trabalho.


Quando milhares de pessoas assistem a uma partida de futebol, torcem , vibram,comemoram ou se lamentam dependendo do resultado final da partida, os heróis ou vilões estão em campo,sejam os jogadores protagonistas do esporte coletivo ou o técnico, sempre solitário , principalmente nas derrotas.Poucos sabem da verdadeira estrutura existente por trás do grande (ou pequeno) espetáculo.Sem uma efetiva divisão do trabalho a derrota será certamente o resultado mais conhecido de uma equipe e isso irá definir em muitos casos os verdadeiros campeões.
O São Paulo Futebol Clube se destaca como modelo de organização e estrutura não só no Brasil mas em todo o mundo.Atletas pertencentes as maiores equipes do mundo vêem se tratar no REFFIS , Centro de fisioterapia e fisiologia que se tornou referência em todo o planeta.O estádio Cícero Pompeu de Toledo ,o Morumbi, é o segundo ponto turístico mais visitado na cidade de São Paulo e serve de exemplo para universidades européias pela sua concepção arquitetônica.
Com eleições bienais , a democracia é outro ponto importante a se destacar,pois, com uma oposição forte o clube tende sempre a se manter em ordem ,principalmente nas questões financeiras.Prova disso é que o São Paulo é um dos poucos clubes brasileiros a mostrar com total transparência seus balanços anuais.
Dentro desta estrutura altamente profissional todos os funcionários são de extrema importância, não apenas os jogadores e comissão técnica .Desde o jardineiro que com precisão apara a grama dos campos do centro de treinamento, evitando qualquer problema de lesão aos atletas ,passando pela equipe de equipe de nutrição ,roupeiros, porteiros, pessoal de limpeza até o Presidente do clube, todos, sem exceção , são peças fundamentais para o sucesso de um bom trabalho.
O exemplo está sendo visto ao longo da história ,desde o término da construção do Morumbi , o São Paulo Futebol Clube se consolidou como um dos maiores clubes de futebol do mundo ,não só pelas suas conquistas mas principalmente pele sua organização dentro e fora de campo, haja visto seu patrimônio estimado em U$ 700 milhões .Valor este que deve ser ressaltado pois o São Paulo F.C. não possui capital em bolsas de valores com a maioria dos clubes europeus.

Conclusão do trabalho sobre divisão do trabalho da disciplina –
A cidade e a indústria do curso de Pós Graduação de Ensino de Geografia – PUC –SP 2006 .
Publicado no Jornal Nosso Bairro de Caieiras - edição 32 – Agosto de 2006 .

Nenhum comentário:

Arquivo do blog