Uma obra com mais de 1900 termos, conceitos e expressões! Tudo sobre Geografia! Para palestras com Prof. Claudio F. Terezo : claudioterezo@hotmail.com

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Exoplaneta pode orbitar sua prova de Geografia. Terra Educação.

Fique de olho
Sexta, 24 de abril de 2009, 14h13
Exoplaneta pode orbitar sua prova de Geografia

Descoberto nesta semana por astrônomos no Chile, o exoplaneta Gliese 581e pode ser assunto de questões das provas de Geografia do próximo vestibular. Com pouco menos do que o dobro da massa da Terra e grandes quantidades de água, é um dos 350 exoplanetas detectados até hoje por salélites e chamou a atenção da comunidade científica por ser o menor já descoberto e o mais parecido com o planeta em que vivemos.

» Cientistas localizam o menor exoplaneta já descoberto

"Um exoplaneta é um planeta que orbita a sua estrela, da mesma forma que a Terra ou Júpiter orbitam o Sol - a diferença é que isto acontece fora do nosso sistema solar", explica o professor Claudio Terezo, autor do livro Novo Dicionário de Geografia. "Também designados por planetas extra-solares, a maior parte dos que já foram descobertos são gigantes gasosos, do tipo de Júpiter, mas apenas porque os meios de detecção existentes não possuem ainda a sensibilidade necessária para detectar planetas menores e que induzem variações de pouca amplitude na órbita da estrela em torno da qual orbitam", complementa.

Sistema Solar, detalha Terezo, é o conjunto de corpos celestes que gira em torno do Sol, sob a influência de sua força gravitacional. Em agosto de 2006, a comunidade científica reclassificou os corpos do sistema solar e passou a reconhecer oito planetas ¿ por ordem de proximidade do Sol são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ¿ e três planetas anões: Ceres, Eris e Plutão. O geógrafo explica que, para ser um planeta, é necessário ter uma forma aproximadamente redonda, girar em torno de uma estrela e ser o astro dominante em sua órbita - ou seja, influenciar na trajetória dos corpos celestes próximos a ele (limpando a vizinhança), desviando asteróides, por exemplo.

"Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do sistema solar, em distância do Sol. A partir daquele ano, teve sua categoria alterada para planeta anão, já que não atende a esse último requisito, por ter uma órbita muito próxima à de Netuno, que é muito maior do que ele. Assim sendo, é Netuno quem acaba influenciando a trajetória dos corpos celestes mais próximos", explica.

O professor diz que outras questões relacionadas a esses conteúdos podem aparecer no vestibular, como a teoria de formação do Universo (Big Bang) e formação do planeta Terra (cuidado com pegadinhas sobre idade do universo e do planeta Terra); estrelas, constelações, Via Láctea e Sistema Solar (como ocorrem sua formação); movimentos da Terra (rotação e translação); estações do ano (em decorrência do movimento de translação); solstício (posição que a Terra ocupa nos dias 22 de junho e 22 de dezembro, quando começa o verão ou inverno) e equinócio (ponto da órbita em que a duração do dia e da noite são iguais) e dependência de energia solar para vida na Terra.

Redação Terra



http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3723008-EI11634,00-Exoplaneta+pode+orbitar+sua+prova+de+Geografia.html

Nenhum comentário:

Arquivo do blog