Fique de olho
Sexta, 24 de abril de 2009, 14h13
Exoplaneta pode orbitar sua prova de Geografia
Descoberto nesta semana por astrônomos no Chile, o exoplaneta Gliese 581e pode ser assunto de questões das provas de Geografia do próximo vestibular. Com pouco menos do que o dobro da massa da Terra e grandes quantidades de água, é um dos 350 exoplanetas detectados até hoje por salélites e chamou a atenção da comunidade científica por ser o menor já descoberto e o mais parecido com o planeta em que vivemos.
» Cientistas localizam o menor exoplaneta já descoberto
"Um exoplaneta é um planeta que orbita a sua estrela, da mesma forma que a Terra ou Júpiter orbitam o Sol - a diferença é que isto acontece fora do nosso sistema solar", explica o professor Claudio Terezo, autor do livro Novo Dicionário de Geografia. "Também designados por planetas extra-solares, a maior parte dos que já foram descobertos são gigantes gasosos, do tipo de Júpiter, mas apenas porque os meios de detecção existentes não possuem ainda a sensibilidade necessária para detectar planetas menores e que induzem variações de pouca amplitude na órbita da estrela em torno da qual orbitam", complementa.
Sistema Solar, detalha Terezo, é o conjunto de corpos celestes que gira em torno do Sol, sob a influência de sua força gravitacional. Em agosto de 2006, a comunidade científica reclassificou os corpos do sistema solar e passou a reconhecer oito planetas ¿ por ordem de proximidade do Sol são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ¿ e três planetas anões: Ceres, Eris e Plutão. O geógrafo explica que, para ser um planeta, é necessário ter uma forma aproximadamente redonda, girar em torno de uma estrela e ser o astro dominante em sua órbita - ou seja, influenciar na trajetória dos corpos celestes próximos a ele (limpando a vizinhança), desviando asteróides, por exemplo.
"Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do sistema solar, em distância do Sol. A partir daquele ano, teve sua categoria alterada para planeta anão, já que não atende a esse último requisito, por ter uma órbita muito próxima à de Netuno, que é muito maior do que ele. Assim sendo, é Netuno quem acaba influenciando a trajetória dos corpos celestes mais próximos", explica.
O professor diz que outras questões relacionadas a esses conteúdos podem aparecer no vestibular, como a teoria de formação do Universo (Big Bang) e formação do planeta Terra (cuidado com pegadinhas sobre idade do universo e do planeta Terra); estrelas, constelações, Via Láctea e Sistema Solar (como ocorrem sua formação); movimentos da Terra (rotação e translação); estações do ano (em decorrência do movimento de translação); solstício (posição que a Terra ocupa nos dias 22 de junho e 22 de dezembro, quando começa o verão ou inverno) e equinócio (ponto da órbita em que a duração do dia e da noite são iguais) e dependência de energia solar para vida na Terra.
Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3723008-EI11634,00-Exoplaneta+pode+orbitar+sua+prova+de+Geografia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário