Uma obra com mais de 1900 termos, conceitos e expressões! Tudo sobre Geografia! Para palestras com Prof. Claudio F. Terezo : claudioterezo@hotmail.com

domingo, 10 de maio de 2009

Entenda como enchentes e seca podem cair na prova

Entenda como enchentes e seca podem cair na prova
08 de maio de 2009 • 12h06 • atualizado às 12h06





As chuvas no Norte e no Nordeste e a seca no Sul, fenômenos que deixaram centenas de municípios brasileiros em estado de emergência nos últimos dias, podem inspirar questões de vestibular. Para Claudio Terezo, autor do livro Novo Dicionário de Geografia e professor da Escola São Paulo da Cruz, em Osasco, esses acontecimentos recentes podem aparecer relacionados a questões sobre os diferentes tipos de clima no País ou envolvendo assuntos históricos, por exemplo, sobre a seca no Nordeste.
» Governo libera R$ 21 mi para distribuir água em regiões alagadas
"A seca no Nordeste não existe somente na história recente. A região convive com essas condições há muito tempo. Sua vegetação predominante, a caatinga, está adaptada a baixa precipitação anual (menos de 500 mm) e a chuvas irregulares. O sertanejo sabe que não se deve combater a seca e sim conviver com ela", afirma.
Segundo o geógrafo, alterações no clima local podem ocorrer em determinados períodos e não existe uma previsão para controlar a ação das intempéries. "O que pode e deveria ser feito é minimizar os efeitos sofridos. No caso das fortes chuvas que castigam o Nordeste, uma medida seria a não ocupação de áreas de várzea (chamado também de segundo leito). Se tal ocupação não ocorresse, e normalmente ocorrem por motivos envolvendo problemas sociais, o regime de chuvas acima do normal causaria menos transtornos para a população. O que deve ficar claro é que o rio não invade a cidade e sim a cidade invade o rio", analisa.
Sobre a seca na região Sul, Terezo aponta como um dos principais fatores o mal uso da terra, sendo agravado por ações antrópicas (ação do homem) com grandes extensões de terra sendo utilizados pela agricultura intensiva e criação de animais. "Existe no Rio Grande do Sul um grande e grave problema com a desertificação de enormes áreas e, neste caso, o processo de degradação é praticamente irreversível. É importante lembrar que este fenômeno não atinge o Sul por igual. Se hoje essa região enfrenta problemas com seca, há pouco tempo Santa Catarina enfrentou graves problemas com chuvas", ressalta.
As questões envolvendo aspectos climáticos do Brasil podem ser apresentadas em forma de mapas ou gráficos, para análise do aluno. É fundamental saber os tipos de clima do país: "Na Região Norte e parte da Centro-Oeste, aparecem os climas equatorial úmido e equatorial subúmido. O restante da Região Centro-Oeste, o Nordeste e o Sudeste constituem o domínio do clima tropical, que apresentam variações conforme a atuação dos diversos sistema atmosféricos e dos fatores geográficos. O trópico de capricórnio, linha imaginaria que marca o limite meridional da declinação anual do sol, sinaliza o inicio da área de clima subtropical. Atinge principalmente os Estados da Região Sul", ensina o professor.
Redação Terra





http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3753050-EI8266,00.html

Nenhum comentário:

Arquivo do blog