PUC-SP
COGEAE
Departamento de Geografia
Curso de Especialização em Metodologia de Ensino em Geografia
Introdução a Geografia Física
Formação e Dinâmica do Planeta Terra
(Plano de curso)
As Dinâmicas Internas e Externas da Crosta Terrestre
Profª.Drª. Vilma Alves Campanha
Maio – 2007
Curso de Geografia – 1º ano Ensino Médio
Prof. Cláudio F. Terezo
Prof. Marcelo Paixão
Plano de ensino
Introdução a Geografia Física
Formação e Dinâmica do Planeta Terra.
Objetivo Geral
Refletir, analisar e conceituar os processos de formação e evolução geológica do planeta Terra. Sua Dinâmica interna e externa e como as forças endógenas e exógenas estruturam e modelam nosso planeta.
Justificativa
Vemos como essencial no ensino de geografia os temas relacionados à formação do planeta Terra e sua dinâmica.Como, através do Tempo geológico os agentes internos e externos foram e continuam sendo constantes, tanto nas mudanças do interior quanto da superfície terrestre.Mostrar aos alunos as evoluções das teorias da Deriva dos Continentes e da Teoria da Tectônica de Placas e como isso afeta a sociedade ao longo do tempo, mostrando a relação de fenômenos como terremotos e vulcões e suas forças destrutivas e modeladoras do relevo e suas conseqüências para a vida em nosso planeta.
Conteúdo:
O tempo geológico
- A origem da Terra.
- A origem dos continentes.
- A Teoria da deriva dos continentes.
- A Teoria das Placas tectônicas.
- O tempo geológico.
A Estrutura da Terra
- A crosta e as rochas (tipos)
- O ciclo das rochas.
- Estrutura geológica.
A Dinâmica Interna do Relevo
- Tectonismo.
- Vulcanismo.
- Abalos Sísmicos
A Dinâmica Externa do Relevo.
- O trabalho erosivo das águas.
- O trabalho erosivo do gelo.
- O trabalho erosivo do vento.
Procedimentos de ensino:
O curso será desenvolvido por meio de aula expositiva dialogada, discussões em grupo , estudo dirigido e estudo do meio. Utilizará recursos de ensino como livro didático, textos de apoio, transparências e vídeos.Cada aula terá a duração de 110 minutos , dividida em 2 partes distintas.
Avaliação:
O aluno demonstrará seu aproveitamento mediante frequência e participação nas atividades realizadas em classe, questionamento das leituras programadas, apresentação de atividades individuais ou grupais , auto-avaliação e entrega d relatório sobre o trabalho de campo..
Plano de Aula
Aula 1 (parte 1 de 2)
Introdução a Geografia Física – 1º ano
Título : O Tempo Geológico.
Tema : A origem da Terra
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de formação do planeta Terra.
Diferenciar os processos de formação do planeta Terra.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal:
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação do planeta Terra.
Conteúdo de Ensino :
Como ocorreu a origem do planeta Terra, através de uma teoria científica.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
- Texto de apoio ( livro didático)
- Transparências.
Avaliação:
Participação, compreensão e atividade em sala.
Atividade : A partir da leitura e compreeensão do texto o aluno realizará um trabalho escrito identificando os processos de formação do planeta Terra.
Plano de aula
Aula 1 (parte 2 de 2)
Introdução a Geografia Física – 1º ano
Título : O tempo Geológico.
Tema : A origem dos continentes – A Teoria da Deriva dos Continentes.
Objetivo Conceitual :
Analisar os processos de origem dos continentes.
Identificar os processos de origem dos Continentes.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de origem e formação dos continentes
Conteúdo de Ensino :
Como se deu a origem e formação dos continentes através da Teoria da Deriva dos Continentes.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático).
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão atividade em sala (fichamento de texto)..
Plano de aula
Aula 2 (parte 1 de 2)
Introdução a Geografia Física – 1º ano
Título : O Tempo Geológico.
Tema : A Teoria das Placas Tectônicas e o Tempo Geológico.
Objetivo Conceitual :
Analisar os processos de origem dos continentes.
Identificar os processos de origem dos continentes.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos plicados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz e respeita e interagir com os processos de origem e formação dos continentes.
Conteúdo de Ensino :
Como se deu a origem e formação dos continentes através da Teoria das Placas Tectônicas.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático).
-Vídeo : Terremotos, vulcões e outros fenômenos meteorológicos
(Enciclopédia Britânica, 20 minutos).
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).
Plano de aula
Aula 2 (parte 2 de 2)
Introdução a Geografia Física – 1º ano
Título : A Estrutura da Terra.
Tema : A estrutura da Terra – A Crosta e o tipos de rochas.
Objetivo Conceitual :
Identificar a diferenciar os processos de formação da estrutura interna do planeta Terra.
Identificar e diferenciar os tipos de rochas.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação e transformação da estrutura da Terra.
Conteúdo de Ensino :
A Crosta terrestre e os tipos de rochas.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Textos de apoio (livro didático)
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre os temas analisados,entregue por escrito).
Plano de Aula
Aula 3 (parte 1 de 2)
Introdução a Geografia Física – 1º ano
Título : A Estrutura da Terra.
Tema :O ciclo das rochas – Estrutura Geológica
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de formação das rochas.
Diferenciar os processo de formação e os tipos de rocha.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação das rochas.
Conteúdo de Ensino :
O ciclo das rochas.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático)
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre os temas analisados, entregue por escrito).
Plano de Aula
Aula 3 (patre 2 de 2)
Introdução a Geografia Física
Título : A Dinâmica Interna do Relevo.
Tema : Tectonismo
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos relativos ao Tectonismo
Diferenciar os processos relativos ao Tectonismo.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos decorrentes do Tectonismo.
Conteúdo de Ensino :
O Tectonismo e suas conseqüências.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático )
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala(Trabalho em grupos:Conclusão sobre os temas analisados , entregue pro escrito ao final da aula).
Plano de Aula
Aula 4 (parte 1 de 2)
Introdução a Geografia física – 1º ano
Título : A Dinâmica Interna do Relevo.
Tema : Vulcanismo e abalos sísmicos
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de origem do vulcanismo e abalos sísmicos.
Diferenciar os processos de origem do vulcanismo e abalos sísmicos.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os fenômenos referentes ao vulcanismo e abalos sísmicos.
Conteúdo de Ensino :
Vulcanismo e abalos sísmicos.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Textos de apoio (livro didático ).
-Transparências.
-Vídeo : Vulcões ( Abril/Discovery, 50 minutos).
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).
Plano de Aula
Aula 4 (parte 2 de 2)
Introdução a Geografia Física
Título : A Dinâmica Externa do Relevo.
Tema : O trabalho erosivo da água.
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de erosão provocados pela água.
Diferenciar os processos de erosão provocados pela água.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de erosão provocados pela água.
Conteúdo de Ensino :
Como é o trabalho erosivo da água.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático).
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre o tema analisado, entregue por escrito ).
Plano de Aula
Aula 5
Introdução a Geografia Física
Título : A Dinâmica Externa do Relevo.
Tema : O trabalho erosivo do gelo e do vento.
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.
Diferenciar os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.
Conteúdo de Ensino :
Como é o trabalho erosivo do gelo e do vento.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático).
-Vídeo : As Tormentas – A rebelião da atmosfera(Enciclopédia Britânica, 22minutos).
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).
Plano de Aula
Aula 6
Introdução a Geografia Física
Tema : Atividade de Campo (estudo do meio).
Objetivo:
Atividade de campo consiste em uma visita a uma localidades pré-estabelecida -Km 70 da Rodovia Presidente Castello Branco, SP 280 , Município de Itu, São Paulo . Durante o percurso os alunos deverão realizar anotações visando a entrega de um relatório sobre os pontos visitados e suas concepções, a análise do meio e suas conseqüências e possíveis soluções mitigadoras sobre uso e ocupação da sociedade.
Avaliação:
Apresentação do relatório com a observações feitas na atividade de campo , realizando um detalhamento sobre as alterações encontradas na paisagem e suas consequências para o meio ambiente. Sempre, com especial importância para o olhar geográfico, especificando as intensas relações da sociedade , verificando as reais necessidades do homem e suas intervenções na natureza e como isso pode interferir positiva ou negativamente em nossas vidas e no nosso futuro.
Referências Bibliográficas
-ALMEIDA, Lúcia Alves de,RIGOLIN, Tércio Barbosa,Geografia- Série novo ensino médio,São Paulo,Ática, 2004.
-AYOADE, J. O.Introdução à Climatologia dos Trópicos.São Paulo,Difel, 1996.
-GUERRA,Antônio Teixeira. Dicionário geológico- geomorfológico. 8ªed.,Rio de Janeiro, Ibge,1993.
-HOLANDA,Aurélio Buarque de.Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2ª ed.,1996.
-TEIXEIRA, W.et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000.
-TEREZO, Cláudio Ferreira. Novo Dicionário de Geografia,São Paulo,2007.
-TOLEDO,Maria Cristina Motta de(org).Curso de geologia para técnicos do instituto de geociências-USP,1992.
Vídeos:
-As tormentas – A rebelião da atmosfera. Enciclopédia Britânica (22 min.).
-Terremotos, vulcões e outros fenômenos geológicos.Teoria de Tectônicas de Placas.Enciclopédia Britânica (20 min).
-Vulcões. Abril/Discovery (50 min.)
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