Uma obra com mais de 1900 termos, conceitos e expressões! Tudo sobre Geografia! Para palestras com Prof. Claudio F. Terezo : claudioterezo@hotmail.com

terça-feira, 24 de julho de 2007

Prévia dos Conceitos! A à L

Geografia-Ciência que descreve a superfície da Terra e estuda seus acidentes físicos ,climas,solos e vegetações ,e as relações entre o meio natural e os grupos(Aurélio).

Geografia é a ciência do espaço

Geologia(geociências Usp)

solo é a camada superficial de terra arável formada a partir da ação do clima e da biosfera(intemperismo) sobre as rochas; possui vida microbiana e pode sustentaar o desenvolvimento de plantas.

rocha-É um agregado de 1 ou vários minerais.

Meteorito-São corpos provindos do espaço extraterrestre (siderito-ferro e níquel).

meteoro-fenômeno luminoso gerado pela queda de 1 meteorito(estrela cadente).

fósseis-restos de Parte resistentes (ossos,conchas,folhas)e marcas(moldes,rastros) de animais e plantas extintos,preservados principalmente nas rochas sedimentares.
(Decifrando a Terra)

Tipos de Rios

perenes-rios que jamais secam, sempre possuem àgua em seu leito.

intermitentes-rios que secam durante a estiagem e possuem àgua na estação chuvosa.(geo. 2)

Tipos de rochas-
magmáticas ou ígneas(fogo) originadas a partir da fusão de materiais no interior da crosta terrestre (magma) tanto nos continentes qto nos oceanos.
extrusiva(resfria na superfície)
intrusiva(resfria dentro da crosta)

sedimentares são formaadas na superfície da Terra por acão de: intemperismo,erosão,transporte, sedimentação e litificação de sedimentos(endurecimento natural pelo acúmulo de camadas).

metamórficas produzidas por metamorfose ou modificação.

Relevo(geo 2)

planície- forma de relevo onde os processos de deposição superam os de desgaste.Existem planícies nas mais variadas altitudes ,podendo estar situada a mais de 1000 m de altitude.

planalto (platô)-forma de relevo onde os processos se desgaste superam os de deposição,situado em altitudes variáveis.

Clima(geo 2)

clima é a sucesão habitual dos tipos de tempo.

tempo é uma combinação passageira dos elementos do clima (temperatura,pressão atmosférica,umidade,ventos, precipitações atmosféricas -chuva,granizo,neve)

massa de ar é uma porção individualizada da atmosfera quanto ás qualidades de temperatura e umidade.Possui qualidades de temperatura e umidade,adquiridas da superfície onde se formou.

frente : região de transição entre massas de ar de diferente temperatura.
frente fria quando o frio "empurra" e substitui o ar quente.
frente quente qdo o ar quente substitui o ar frio.

ionosfera: parte superior da atmosfera entre 50 e 350 km acima da superfície terrestre.O seu nome se deve ao fato de ser uma camada ionizada, constituindo-se em ótima condutora de eletricidade e serve p/ enviar de volta a Terra certas ondas eletromagnéticas.

áreas anticiclonais são áreas dispersoras ou que emitem massas de ar ou ventos(áreas frias,alta pressão atmosférica)

áreas ciclonais são áreas que recebem massas de ar(áreas quentes,baixa pressão atmosférica)
pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude.

ventos alísios sopram dos trópicos p/ o Equador.A inclinação é provocada pelo movimento de rotação terrestre.
ventos ciclônicos são os que sopam em torno de zonas de baixa pressão. ex: furacão,tufão e tornados.

amplitude térmica- diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa.

Espaço Geográfico Mundial
(geo-2)
dumping : recurso utilizado pelas multinacionais ou transnacionais, constituindo na venda de produtos por preços abaixo do custo.

cartel : consiste na associação de diferentes empresas que se dedicam á mesma atividade produtiva,com a finalidade de impor preços e baixar o custo da matéria-prima.

perestroika(reestruturação) :conj. de profundas modificações adotadas na economia soviética(1986) sob a coordenação de Mikhail Gorbachev.

glasnot(abertura,transparência) : designa as reformas políticas introduzidas por Mikhail Gorbachev, trazendo ventos liberalizantes a política soviética.

Geo Agraria(geo 2)
Plantation : elevados investimentos, grandes propriedades,monocultura agroindustrial,produção em larga escala,objetivo mercado externo.

terras devolutas : são terras desocupadas,vagas,muitas vezes em razão de abandono em que as deixaram os seus possuidores, caso em que passam ao poder da União, dos Estados e Municípios.

malthus-Thomas Robert Malthus,economista inglês,afirma que a tendência da taxa de natalidade era a de alcançar progressão geométrica ,enquanto a produção de alimentos assumiria progressão aritmética, estabelecendo um desequilíbrio fatal ,gerando graves problemas sociais.

Glossário-

Albedo : corresponde à parcela de energia solar refletida pelo planeta.Ou,seja é a força refletida da Terra e sua atmosfera.

antrópico-diz respeito às modificações operadas na natureza pelo homem.
---------------------------------------

aquífero- rochas capazes de armazenar(porosidade) e transmitir(permeabilidade) água.

atlas-conj. de mapas ou cartas geograficas .Atlas vem da mitolggia grega:atlas tomou a frente das batalhas de Cronos dos titãs ct os deuses do Olimpo,deixando Zeus furioso.Como castigo,foi obrigado a carregar o mundo nas costas.

biodiversidade-éa riqueza em espécies;número absoluto de espécies de uma comunidade, amostra ou coleção.

bioma-associação relativamente homogênea de animais e vegetais em equilíbrio entre si e com o meio físico.Os biomas são vinculados às faixas de latitude,como a floresta tropical(latitude baixa) ou tundra(lat. alta).É o conj. de ecossistemas terrestres.É caracterizado pelos tipos fisionômicos semelhantes de vegetação.

biomassa-somatória total da massa orgânica viva de determinado animal e vegetal,que vivem na superfície do planeta Terra.

biota-corresponde ao cgnj. dos seres vivos,de origem animal e vegetal,que vivem na superficíe do planeta Terra.
---------------------------------------

biótipos-são grupos de organismos que possuem caracteríticas genéticas semelhantes.Podem ser também populaões. homogêneas, compostas por indivíduos genotipicamente idênticos.

bipolaridade-divisão do mundo no pós-segunda guerra mundial decorrente da polarização geopolítica exercida pelos EUA no bloco capitalista e pela URSS no bloco socialista.

climáx- comunidade climáxica é aquela que atingiu o máximo desenvolvimento p/ as condições ambientais atuais.Comunidades sucessionais são as que estã em desenvolvimento-portanto,as comunidades estão em processo de substituição gradativa.

cráton- massa de rochas pré-paleozóicas que não sofreram dobramentos orogenéticos ulteriores.

dinâmica- em climatologia, o termo dinâmica abrange tudo o que se refere aos movimentos da atmosfera,como,ventos massas de ar ,frentes,linhas de instabilidade,zonas de convergência,etc.

dit (divisão internacional do trabalho)-conceito que se relaciona com a posição que cada país assume nas trocas comerciais internacionais em razão das especializações técnicas e ecnômicas das mercadorias.

dst(divisão social do trabalho) -conceito que designa as diferentes posições sociais que os homens assumem no interior da sociedade,ou seja,o processo de estratificação e divisão em classes em razão do trabalho realizado.

dtt(divisão territorial do trabalho)
-conceito que designa as diferenças entre os lugares resultantes da divisão social do trabalho.

dna(ácido desoxirribonucleico-adn)
-macromolécula formadora dos cromossomos.

ecoclima-série gradativa de pop. geneticamente adaptadas a certas posições num determinado gradiente ecológico.Semelhante a ecótipo.

ecótipos-são populações adaptadas a condições específicas do ambiente.

endemismo-táxon nativo e restrito a uma determinada área geográfica. O endemismo também e variável no tem

escala granulométrica:
argila-argilito
silte -siltito
areia(grossa-fina)-arenito
cascalho-conglomerado
até matacão


especiação-é o mecanismo evolutivo que leva à formação de novas espécies.

epicentro/hipocentro-qto + profundo o hipocentro menor a intensidade no epicentro.

Faunística: é a parte da zoogeografia que trata da identificação das famílias,gêneros e espécies dos animais identificados e classificados p/ uma determinada região.

fitomassa-é a parte vegetal da biomassa.

florística-é uma parte da fitogeografia que trata da identificação das famílias,gêneros e espécies dos vegetais que ocorrem numa determinada região.A composição florística é o conj. de vegetais identificados p/ uma determinada região.

fotossíntese-processo em que um organismo clorofilado transforma energia luminosa em energia de ligação química ,utilizando água e gás carbônico e produzindo glicose e oxigênio.
---------------------------------------

geiser- fúria em islandês

gondwana-supercontinente formado pela antiga América do Sul,África,Antártida,índia e Austrália.

graben e horst-respectivamente depressões e áreas altas geradas pela ação das forças tectônicas.

higrófilas- organismos adaptados a ambientes muitos úmidos.

homo faber-termo usado para definir o homo sapiens como produtor dos seus bens materiais.

homo sapiens -termo usado para definir o surgimento do homem como ele é hoje a partir do processo de sua evolução cultural como espécie do mundo animal.

ibama-instituto brasileiro de meio ambiente e dos recursos naturais renováveis.

incra- instituto nacional de colonização e reforma agrária.

inselberg-saliências rochosas existentes em regiões de clima árido ou semi-árido quente.São constítuídos ,em geral,por granitos,magmatitos ou outras rochas de grande resistência.

intemperismo-é o conj. de processos mecânicos,químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e decomposição das rochas.
químico-agua + calor
físico -variação de temperatura
-calor(expansão)
-frio (contração)
ação do gelo
-físico-biológico-ação de matéria orgânica(raízes de árvores) se infiltrando nas rochas.

laterito- é uma rocha ferruginosa que aparece nas regiões de climas intertropicais úmidos,resultante da alteração que se realiza em qualquer tipo de rocha.Essa alteração está ligada essencialmente ao clima, pouco importando a natureza da rocha.

latossolo-é o solo formado em clima úmido com estações chuvosas e secas alternadas.Esse processo recebe o nome de laterização.

laurásia-antigo continente formado pela união da américa do norte e eurásia.

límnico-relativo às águas continentais.

litificação-é o processo de transformação natural de sedimentos(grãos) inconsolidados em rochas sedimentares ,através de compactação ,cimentação e reações químicas entre os minerais.

litossolos-são solos em cujos horizontes predomina a rocha matriz.

lugar-espaço com o qual as pessoas vivem e com o qual passam a se identificar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog