Uma obra com mais de 1900 termos, conceitos e expressões! Tudo sobre Geografia! Para palestras com Prof. Claudio F. Terezo : claudioterezo@hotmail.com

terça-feira, 24 de julho de 2007

Uma Prévia : Conceitos de M à Z

Glossário m - z

macro-esculturas(Br)-forças exógenas(climáticas)planalto, planícies,depressões.

macro -estruturas-forças endógenas (calor interno) escudos cristalinos,cadeias orogênicas, bacias sedimentares.

mamelonizadas-nome dado às formas arredondadas do relevo.
morros em forma de meia laranja.

manto-camada de material com elevada temperatura e em estado pastoso ,composto por silicato de magnésio,posicionado entre a crosta terrestre e o núcleo da Terra

mata-galeria-floresta mesofítica, de qualquer grau de caducidade' que orla um ou dois lados de um curso de água em uma região onde a vegetação do interflúvio não é floresta contínua (cerrado,savana, campo limpo)

mimetismo cultural-expressão empregada qdo uma sociedade imita os padrões culturais de outra.

monopólios-gdes empresas oriundas da concentração industrial e financeira na etapa monopolista do capitalismo.

montanhas orogênicas- são formadas pelos gdes prxcessos de dobramentos de rochas, como, os andes , os alpes, as montanhas rochosas, o himalaia ,etc.

multinacionais-monopólios que realizam investimentos em todo e qualquer país do mundo.

multipolaridade- divisão do mundo em vários pólos baseados na projeção e importância econômica das potências industriais no final do séc. xx.

mundialização-fenômeno novo na economia,formado por um conj. de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços;

mutualismo- é a interação obrigatória ou facultativa entre 2 espécies, com benefício mútuo, de tal mxdo que a aptidão dos indivíduos de ambas as espécies tende, em média, a ser maior do que elas vivessem isoladamente (glossário de ecologia,aciesp,1987)

núcleo- parte central do interior da Terra, com elevadas temperaturas, composto por níquel e ferro.O núcleo e o manto compõem o magma ou material ígneo que formam o interior da Terra.

oligopólio-organização econômica nascida da reunião de interesses de mais de um monopólio.

orobioma-bioma vinculado ao relevo.

paleolítico-um dos períodos da divisão da idade da pedra, na pré-história,qdo aparecem os primeiros vestígios das atividades industriais da espécie humana.

pedobioma-bioma vinculados aos solos.

pedogênese-processo que dá origem aos solos.

podizólicos-solos do grupo zonal. Possuem coloração cinza.São formados por uma camada orgânica e um mineral lixiviado e descorado, assentado sobre um horiznte iluvial marron.

população ativa -segundo o ibge, são aqueles que exercem trabalho remunerado(em dinheiro, produtos, ou mercadorias) e aqueles que com mais de 10 anos estejam em busca de trabalhos.

pop.primária- pop. ativa que trabalha nas atividades ligadas à agricultura,criação e extrativismo

pop.secundária-pop.ativa que trabalha na indústria de transformação- operário.

pop.terciária-pop. ativa que trabalha no comércio e na prestação de serviços.

produtividade-qtidade de matéria orgânica acumulada por organismos autotróficos(produtividade primária) ou heterotróficos (produtividade secundária), a partir de substâncias inorgânicas,num certo intervalo de tempo, numa determinada área ou volume.

redes urbanas-conj. de cidades onde entre si se configuram importantes trocas de mercadorias e serviços.

relictual-espécie remanescente de uma fauna ou flora existente anteriormente em certas áreas ou habitats isolados.

sahel-região periférica meridional do saara que corresponde a uma faixa de transição p/ a área de savanas. Apresenta clima semi-árido com acentuada irregularidade pluviométrica.

serrapilheira ou folhiço- é o nome que se dá ao manto de folhas e outros restos vegetais e animais mortos que se acumulam no chão das florestas.

sítio urbano- espaço físico sobre o qual se assentam as cidades.

solo criado- corresponde aos pavimentos ou andares de um prédio , construídos sobre um lote be terreno, além do piso térreo da construção.O solo criado é uma forma de ampliar o uso do lote e valorizar o terreno.

subdensenvolvimento industalizado-
conceito que define que o processo do crescimento industrial não é suficiente p/ romper com o subdesenvolvimento.

táxons-são níveis hierárquicos da classificação dos seres vivos e podem expressar-se em nível de espécies, gênero, famílias e ordens.

truste - organização empresarial que visa estabelecer monopólios.
---------------------------------------

xeromorfismo- forma torta

xistosidade-é uma característica das rochas metamórficas que mostra os minerais aglomerados e organizados de forma alongada e descontínua, lembrando extratos ou camadas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog